8:00 - 18:00

Horário de seg. a sex.

(19) 3434-5023 | (19) 3433-0004

Telefone de contato

Search
 

Lei modifica Estatuto do Torcedor e pune a violência nos estádios

BINI Advogados > Lei modifica Estatuto do Torcedor e pune a violência nos estádios
Mudança na lei do torcedor começa a valer hoje
A partir de hoje, quarta-feira, dia 28 de julho, o torcedor que praticar atos de violência e vandalismo até o raio de 5 km dos estádios, promover confusão e invadir o campo pode ser punido, tendo que pagar multa, além de ser banido das arenas, podendo ser preso por um a dois anos, sem prejuízo de outras penalidades. Além disso, nesta mudança está estipulada a punição para a prática do cambismo, venda ilegal de ingressos, e de juízes que manipularem o resultado de partidas.
A lei determina ainda o cadastramento dos associados ou membros das torcidas organizadas. As entidades passam a responder civilmente, de forma objetiva e solidária, pelos danos causados por qualquer um dos seus associados no local do evento esportivo, em suas imediações ou no trajeto. Já a torcida organizada que promover tumulto será impedida de comparecer aos jogos pelo prazo de até três anos.
Para os estádios, a norma determina que eles devem manter uma central técnica de informações, conforme proposta do Ministério do Esporte. Antes o limite de torcedores nas areas era de 20 mil torcedores, agora passa a ser 10mil. Além disso, os estádios devem ter infraestrutura com câmeras para visualizar catracas e arena.